quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cuidados com a pele

Começo, meio e fim



1. Limpar: Para se livrar de todos os resíduos que se acumulam durante o dia é preciso usar um sabonete adequado para seu tipo de pele, lembrando que o do corpo jamais deve ser usado no rosto, cuja pele é mais sensível, para evitar contaminação. "Substituir o sabonete pelo creme de limpeza facial pode ser uma boa medida para peles sensíveis e delicadas que se irritam facilmente", aconselha a dermatologista Anna Carolina Rocha. Mas, atenção, o importante, segundo a médica, é que esse creme, de enxágüe ou não, não deixe resíduos na pele. A limpeza também deve ser feita pela manhã e não apenas no final do dia.

2. Tonificar: "A loção termina a limpeza e prepara para a hidratação, penetrando mais a fundo na pele e removendo a sujeira mais profunda dos poros", explica a esteticista Aparecida Lara. Segundo Anna Carolina Rocha, ela equilibra o pH da pele após a higienização, além de ajudar a dar um aspecto de firmeza. Já a loção adstringente é útil apenas para peles que necessitam atenuar a fadiga. "Adstringentes estão presentes em muitas loções tonificantes", conta Anna Carolina. Se você usa maquiagem, inclua no pacote de loções o demaquilante, pois água, sabão ou cremes de limpeza não são suficientes para retirar a maquiagem. A loção demaquilante é composta de ativos calmantes como a água termal e não deixa resíduos na pele. De acordo com a especialista, o ideal é que seja de uma marca dermatológica e não cosmética. Vale lembrar que muitos sabonetes ou cremes já contêm ativos tonificantes, podendo, assim, pular esta etapa.

3. Hidratar e nutrir: Um creme com capacidade de hidratar e nutrir a pele é fundamental em qualquer época do ano, justamente para manter sua barreira de proteção intacta e funcional na defesa contra a poluição, mudanças do clima etc. O creme hidratante é composto por ativos similares ou idênticos ao nosso NFM (Fator de Hidratação Natural da Pele), mimetizando e, portanto, reforçando a nossa própria hidratação natural. "Hidratantes acrescidos de óleos e manteigas vegetais devem ser evitados no verão por terem consistência mais pesada, mas no inverno são ideais, principalmente para as regiões mais ressecadas do corpo", recomenda Anna Carolina. Só não se deve tratar a pele do tipo mista ou oleosa com estes óleos, exceto se ela estiver muito ressecada.

Como se não bastasse hidratar, cremes hidratantes avançados também podem ser nutritivos e conter ativos de ação regeneradora da pele, como antioxidantes, tornando-se ideais para peles cansadas, desvitalizadas, maduras ou ressecadas, geralmente depois dos 30 anos de idade. Eles compensam as perdas de nutrientes e o desgaste crônico da pele, além de reporem colágeno e elastina. Para a região ao redor olhos, de tecido extrafino e delicado, são necessários ativos leves, de ação hidratante, descongestionante e antioxidante. "Gosto muito do óleo de semente de uva, que é fino e de boa penetração", recomenda a esteticista Aparecida Lara.

Atrizes como Juliana Paes também costumam lançar mão de cremes contra assaduras na região dos olhos, mas a dermatologista Anna Carolina alerta: "Além de uma consistência inapropriada, possuem apenas um princípio ativo, que não trata especificamente as necessidades da região". Ela conta que, para atenuar ou corrigir bolsas palpebrais, podem ser formulados cremes com ativos de ação antiedema ou firmadores.

Seja qual for o creme, não se esqueça que eles devem ser aplicados com movimentos firmes, porém suaves, e ascendentes, ou seja, de baixo para cima, evitando a formação de rugas. Na área dos olhos, movimentos circulares no sentido em que nasce a sobrancelha, ou seja, do nariz para as têmporas.

4. Esfoliar: Os esfoliantes são usados para remover o excesso de queratina, sebo e células mortas da pele, acelerando a renovação celular. A freqüência é bastante individual e só o dermatologista pode dizer. A esfoliação também é uma boa maneira de tornar a pele mais receptiva aos ativos dos cosméticos, porque retira os resíduos que atrapalham sua penetração. "É como uma parede que precisa ser lixada antes de receber a tinta", compara Aparecida Lara. Esfoliantes, ácidos e outros produtos fotossensíveis devem ser utilizados apenas à noite, para não manchar a pele.

5. Proteção solar: Falando em cremes de necessidade básica e diária, em primeiro lugar vem o protetor solar, apesar de ser a última parada do nosso roteiro de beleza. Durante o dia, o filtro solar será sempre o último a ser aplicado, após absorção completa de cada um dos outros cremes e loções, a não ser que ele já venha embutido no hidratante. No mínimo FPS 15 para pele morena e negra e FPS 30 para a alva. O filtro pode começar a ser utilizado a partir dos seis meses de idade. "Isso reduzirá em 85% as chances de câncer", revela a dermatologista Anna Carolina.

Dizem por aí que não existe mulher bonita, mas, sim, bem cuidada. Agora que você já tem as dicas, torne-as aliadas dos exercícios e de uma boa alimentação. Aí é só arrasar por aí!

Sem comentários:

Enviar um comentário